Casa da Criança Pe. Livio Donati - Ortigueira - Paraná

Acolher, proteger, educar e promover com amor paterno, crianças, adolescentes e jovens, assegurando direitos fundamentais e valores essenciais para o seu desenvolvimento integral.

Pe. Marcos Cavanis

Seria inútil querer educar com amor paterno os jovens, estabelecer os meios para isto e esperar bons resultados, sem entregar a execução do projeto a pessoas chamadas por Deus a este difícil ministério. Seus operários chamados a cultivar esta vinha, não tiverem este espírito, certamente lhes faltará a luz, a ação, a paciência e a graça para penetrar no coração dos jovens, corrigí-los e formá-los a fim de oferecer-lhes uma verdadeira educação humana e cristã; sendo assim, a nossa obra poderá aparecer bonita, mas sem alma e vida".

Pe. Antônio Cavanis

A educação dos jovens abrange três aspectos: o corpo, a inteligência e o coração, mas este último é o mais importante... Que adianta um jovem ser sadio e ter um corpo bonito, se tem um coração desviado e poluído à mercê dos vícios?... A ciência, desligada da virtude e não enraizada na religião, é vã e perigosa" .

Pe. Marcos Cavanis

“O nosso serviço evangélico da caridade libertadora acaba quando acabarem as opressões e as necessidades dos pobres e pequenos”.

Olhos Fixos em Jesus através das juventudes

Jornada Mundial da Juventude - Rio de Janeiro - 2013.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Chacará do Tio Tuto








Os alunos da Casa da Criança puderam se divertir e brincar muito no ultimo fim de semana,pois foram para a "Chaçará do Tuto", um lugar de muito verde, bichos e um riacho onde puderam refrescar o calor, contaram ainda com uma cama elástica, gentileza dos amigos Club Rotary de Ortigueira que ainda colaboraram na arrecadação  de brinquedos para o bingo.


Nosso muito obrigado, de coração, a todos que colaboram para que fosse possível a realização desse momento inesquecível para todas as nossas crianças.  

Grupo Cavanis de Capoeira em evidencia na 1º Expoarte


Alguns dos integrantes do grupo de Capoeira Cavanis participaram da 1º Expoarte, a semana de arte é promovida pelo Colégio Estadual Altair Mongruel por meio das professoras Marliane e Rosalina.O convite surgiu pois uma das temáticas do evento é a valorização da Semana da Consciência Negra.  
A apresentação é fruto do projeto " Capoeira, a roda que transforma vidas"que tem o patrocínio da Eletrosul e Governo Federal  e atende 150 educandos. 


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Campanha de Natal


Participe, faça o Natal de uma Criança mais feliz!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Circulos de Diálogo



Cerca de 170 alunos da Casa da Criança participaram no dia 13 de setembro de um Círculo de Diálogo sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O encontro aconteceu na própria instituição  e foi promovido pelo Movimento Nós Podemos Paraná e Sesi Paraná e Copel. O objetivo do Círculo de Diálogo foi incentivar os alunos a realizarem ações para o alcance dos ODM e participarem do Movimento Nós Podemos do seu município e na própria instituição.
Os alunos foram incentivamos a debater assuntos como sustentabilidade, ecologia, cidadania, solidariedade, trabalho em rede e voluntariado. “Os temas abordados durante o Círculo de Diálogo irão reafirmar o compromisso social que todo cidadão deve ter.

http://nospodemosparana.blogspot.com.br/2012/09/casa-da-crianca-de-ortigueira-recebe-os.html

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

"Capoeira a roda que transforma vidas"





A criança que pratica Capoeira aprende não apenas a jogar como também a cantar (o que tem sido transmitido oralmente há séculos, cantos africanos especialmente criados para esse tipo de atividade) e a tocar (entre os instrumentos mais tradicionais, destaque para o berimbau, o pandeiro e o caxixi, um chocalho feito de sementes). O jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência. "No caso do estilo Angola de Capoeira, ele consegue traduzir com ritmo e movimento corporal as idéias da educação humanista" reforça Ana Cristina Marotto, orientadora educacional e pedagógica do Colégio Equipe, em São Paulo. "É ótima ferramenta para a formação moral, física e cognitiva." 
Quem pratica Capoeira recebe informação sobre a cultura popular, a origem do jogo em si, as tradições celebradas em músicas e canções, os instrumentos que animam a atividade e por aí afora. É um conhecimento transmitido a cada roda de conversa, no início da aula, aumentando o repertório dos alunos sobre a formação do povo brasileiro, enfim, a história do próprio País. Não se trata de um tipo de informação feito para decorar, mas sim atiçar o interesse da criança pela nossa identidade cultural.
A aula de Capoeira normalmente começa com uma roda de conversa, onde são discutidas as regras de convívio e de participação de cada um etc. É uma atividade que desenvolve o respeito, a tolerância. Porque as crianças estão sempre interagindo entre si para realizar o mais simples gesto - cada uma delas precisa, por exemplo, ter cuidado com o movimento que pretende fazer para não machucar o outro, assim como conviver com o jeito de ser de cada colega, entendendo que o jogo acontece entre todos, independentemente do talento ou da ausência dele. Todos são iguais - e, em lugar de apontar os melhores (e os piores) jogadores, o que se incentiva é a parceria, ensinar o que já sabe de modo a que o colega possa evoluir também.
Quem pratica Capoeira tem sua percepção sonora estimulada pelo uso de instrumentos musicais, assim como a consciência do próprio corpo é alimentada por movimentos pouco usuais. Trata-se de uma atividade que abre um leque de oportunidades - meninas e meninos podem descobrir, ao jogar Capoeira, o gosto por danças populares, outros, por canto, todos eles indo atrás de cursos específicos. Em suma: um despertar de aptidões, fonte valiosa de conhecimento e amor próprio.


O  Projeto “ Capoeira a roda que transforma vidas”  é patrocinado pela Eletrosul e Governo Federal e atende a 150 alunos.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

ELEITO O NOVO PROVINCIAL BRASILEIRO E SEU CONSELHO




      Depois de quatro dias reunidos em orações e estudos os Padres Capitulares elegem novo Superior Provincial PE. Edemar de Sousa e seu Conselho:
Padre Valdecir Pavan
Padre João da Costa Holanda
Adriano Sacardo
Padre José Viani
      Agradecemos  os trabalhos e esforços realizados neste triênio pelo Conselho Anterior, Damos as Boas vindas ao novo Conselho e desde já podem contar com nossas orações. Entregamos nas mãos de Deus Esta nova etapa e pedimos a intercessão de Maria Mãe das Escolas de Caridade pelo bom desenvolvimento dos Trabalhos e objetivos a serem alcançados.

Fonte:w.cavanis.org.br/noticia/52/eleito_o_novo_provincial_brasileiro_e_seu_conselho


quarta-feira, 21 de março de 2012

1º Copa Cavanis Eletrosul

      Dia 01/04 no Ginásio de esportes Litinho será realizada a 1º Copa Cavanis Eletrosul, neste dia serao disputadas os torneios nas três categorias: 
  • Sub 11
  • Sub 13
  • Sub 15
     Serão mais de 100 crianças e adolescentes envolvidos nos torneios, contamos com a sua presença para prestigiar o  evento.

segunda-feira, 19 de março de 2012

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Sábado, dia 31 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes e participe da Hora do Planeta 2012.

No mundo todo e na sua cidade, empresa, casa... Em 2011, mais de um bilhão de pessoas em todo mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.


fonte: http://www.wwf.org.br/participe/hora_do_planeta_2012/

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

2º FESTA DO MILHO VERDE


Venha participar e traga sua família! 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Novo Projeto Social


A Casa da Criança Pe Livio Donati teve seu projeto Capoeira: a roda que transforma vidas aprovado no processo de seleção de patrocínio social para 2012 da Eletrosul, com o projeto serão atendidos 150 alunos
Serão realizadas oficinas, com aulas teóricas e práticas, o foco principal do projeto é atuar de forma eficaz e eficiente no combate a repetência e evasão escolar, trabalhando o desenvolvimento das habilidades e capacidades cognitivas e liberação das energias de forma positiva através do esporte, resgatando os valores, a memória cultural e a identidade do nosso povo.  Os alunos receberão também orientações sobre cidadania, disciplina e a importância da Educação formal, enfim através deste projeto potencializaremos as possibilidades do desenvolvimento integral de nossos atendidos com uma educação de qualidade.
 Ao total a Eletrosul selecionou 52 ações, alinhadas às diretrizes da Política de Investimento Social da empresa, divididas em quatro eixos principais: Conservação do Meio Ambiente (9 projetos), Educação para Qualificação Profissional (15 projetos), Geração de Trabalho e Renda (9 projetos) e Educação Complementar (19 projetos). Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina receberão investimentos de R$ 1 milhão, com recursos próprios, que deve ser liberado em março deste ano.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails